HU terá nova ala em 2012

Primeiro centro de referência no setor contará com serviços inéditos, como UTI e banco de peles

O primeiro centro de referência no atendimento a queimados de Santa Catarina, que está em construção no Hospital Universitário (HU), em Florianópolis, deve começar a funcionar no segundo semestre de 2012.

A expectativa é do diretor da entidade, Felipe Felício. Ele explica que o setor terá serviços inéditos no Estado, como uma UTI e uma sala de cirurgia exclusivos, além de um banco de pele, que será o segundo do Brasil. De acordo com Felício, espaços específicos são importantes, pois quem sofre queimaduras fica mais suscetível a infecções. Por isso, o centro terá também 12 leitos próprios.

Atualmente, o HU atende queimados no serviço de cirurgia plástica. O chefe do setor, Rodrigo d’Eça Neves, diz que, nos últimos dois anos, sempre houve, pelo menos, dois pacientes internados. Apesar do preparo do hospital não ser exemplar, Neves garante que o atendimento é feito de forma correta. Até transplantes de pele são realizados no local.

Casos muito graves são encaminhados para o Hospital São José, em Joinville, ou o Tereza Ramos, em Lages. Se forem crianças, podem ir para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, na Capital, ou o Hospital Materno-Infantil Jeser Amarante Faria, em Joinville. Nenhum desses locais, porém, é tão preparado quanto o HU promete ser.

A estrutura física, que custará R$ 2,4 milhões, repassados pela União, está prevista para ser concluída em janeiro de 2012. A obra está dentro do cronograma, mas pelo contrato, pode ter o prazo estendido. Depois do término da construção, o centro ainda precisará ser aparelhado. O investimento total será de R$ 6 milhões.

Crédito: Anita Martins.

Fonte: Jornal Diário Catarinense, 29 de Agosto de 2011.

Imagem